4 de junho de 2009

Os novos senhores feudais

As grandes empresas de comunicação têm sido articuladoras daquilo que Jürgen Habermas chama de “refeudalização da esfera pública”. A semiótica comunicacional que observamos hoje faz reviver o tempo em que o senhor feudal tinha o poder de definir o que estava certo ou errado, sem contestação. Assim como os nobres castelães, o empresário de comunicação está dotado de um status que lhe confere uma inequívoca transcendentalidade.

Os meios de comunicação trabalham no plano do consenso simbólico: a versão da mídia é, no fim das contas, a verdade reconhecida por aquilo que Pissarra Esteves chama de Opinião Pública, um conjunto de indivíduos – próximos fisicamente, mas distantes espiritualmente – que utiliza os meios de comunicação de massa como base de orientação subjetiva. Os telejornais e o entretenimento cultural são a principal referência simbólica que essas pessoas utilizam para decodificar e estruturar a noção de realidade.

Isso é terrível se pensarmos que os meios de comunicação funcionam como máquinas de produção de significados mecânicos, programadas para capturar o deslizamento dos significantes em circuitos fechados: ou seja, não deve haver dissenso, logo não se tolera a criatividade nem qualquer singularidade. Essa lógica se contrapõe ao que Habermas refere como a esfera pública, um sistema de discussão crítica levada a termo por indivíduos, não para gerar o consenso transcendental do status, mas para que se possa gerir o bem comum sob a égide da razão. Nesse caso, deve valer a verdade, não a autoridade.

No caso da sociedade contemporânea, porém, é preciso inverter a equação: vale a autoridade, não a verdade. E essa verdade autoritária está posta nas páginas dos jornais, nas ondas do rádio, nas imagens da televisão e nos mais respeitáveis sítios noticiosos da internet. São os novos senhores feudais que a definem e os vassalos que formam a tal Opinião Pública servem apenas e tão somente como meios de difusão dessas verdades simbolicamente consensuais.


Luiz Geremias, junho de 2008

Um comentário:

  1. nao achei nada que eu queria eu tava procurando sobre sonhores feudais e nao de tecnologia.. :@

    ResponderExcluir